A Aliança PIONEER tem um conjunto de entidades cuja função, enquanto Parceiros Associados, é, de entre outras, dar contributos regulares que serão traduzidos em necessidades de competências emergentes, novos conhecimentos e necessidades de requalificação para diferentes grupos-alvo, a fim de apoiar a transição das cidades para mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Estes parceiros estarão também envolvidos na governação operacional da Aliança, como membros da futura equipa de Orquestração.
Estas entidades, tão diversas como cidades e municípios, regiões, agências regionais, organizações nacionais, redes de cidades europeias, empresas, start-ups, clusters de inovação e ONG de cidadãos, fazem parte dos ecossistemas regionais para cada parceiro no sentido, de trabalhar em conjunto, as temáticas relacionadas com o ODS 11.
Em Portugal os Parceiros são:
Área Metropolitana de Lisboa
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma entidade territorial portuguesa que engloba 18 municípios, incluindo a cidade de Lisboa e outros municípios vizinhos. É o organismo que articula as políticas de desenvolvimento local, entre os 18 municípios e a administração central.
Associação Empresarial de Sintra
A Associação Empresarial de Sintra é uma instituição sem fins lucrativos que representa e defende os interesses da comunidade empresarial do concelho de Sintra. Com mais de 80 anos de história, a AESINTRA tem como missão promover o crescimento e o sucesso das empresas do concelho, bem como contribuir para o desenvolvimento técnico, económico e social da região.
Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria
A AIP – CCI - Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria representa mais de 5.000 associados diretos e conta com uma base de 43.000 associados indiretos, distribuídos por todo o país. Desempenha um papel de destaque na formação e qualificação de empresas, inclusive nos domínios tecnológicos. A AIP apoiará a avaliação do impacto social das soluções digitais, nomeadamente no que diz respeito aos seus efeitos e perceção junto das empresas exportadoras, e contribuirá para as atividades de formação, divulgação e networking, tirando partido da sua vasta rede de contactos empresariais.
Câmara Municipal da Amadora
O Município da Amadora é uma autarquia portuguesa, localizada na Área Metropolitana de Lisboa, criada em 1979. Abrange uma área de 23,79 km² e possui uma população de 171.454 habitantes. É conhecida pelo seu desenvolvimento e por ser uma das maiores cidades em termos populacionais da região de Lisboa.
Câmara Municipal de Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa é o órgão executivo do município e tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento de um Concelho que está integrado numa região metropolitana com 2,8 milhões de pessoas. Diariamente, o número de utilizadores da Cidade passa dos 547 mil residentes para as 925 mil pessoas, fruto dos movimentos pendulares casa-trabalho e casa-escola. A região concentra um elevado número de empresas - cerca de 333 000 -, com elevado grau de tecnologia e de investigação, e mais de 50% da despesa total em I&D do país. Cidade com uma história ancestral, anualmente, Lisboa recebe mais de 4 milhões de hóspedes, mais de metade oriundos de mercados externos, com particular relevo para Espanha, Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e Irlanda.
Câmara Municipal de Mafra
A Câmara Municipal de Mafra é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
Câmara Municipal de Odivelas
O município de Odivelas, situado no distrito de Lisboa e na Área Metropolitana de Lisboa, é um município relativamente novo, criado em 1998, a partir de freguesias desmembradas do concelho de Loures. Odivelas é conhecida pela sua diversidade sociocultural e localização estratégica, facilitada por importantes vias rodoviárias que a ligam a outras áreas da região.
Câmara Municipal de Sintra
A Câmara Municipal de Sintra é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
Confederação Portuguesa do Voluntariado
A Confederação Portuguesa do Voluntariado tem como finalidade representar os voluntários de Portugal e as respetivas organizações, quaisquer que sejam os seus domínios de atividade e contribuir para a defesa dos respetivos direitos e interesses.
Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) tem como objetivo desenvolver a prática do cicloturismo ecologista de lazer, manutenção e turismo, promover e divulgar, prosseguir a prevenção e segurança rodoviária, através da utilização da bicicleta, a defesa e preservação do ambiente, da natureza e do património natural e construído, implementar atividades de aventura e natureza, com bicicletas de todo-o-terreno, representar o cicloturismo e atividades afins internacionalmente e em Portugal, dirigindo-o e regulamentando-o no nosso país, e pugnar pelos interesses dos seus associados, a quem é vedado o lucro económico, enquanto tal, junto da administração pública.
Fundação Portugal com ACNUR
Parceira nacional da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, nasceu em 2021 e tem como objetivo sensibilizar e angariar fundos para apoio aos programas de ajuda humanitária do ACNUR: nutrição, cuidados médicos, água potável e saneamento, educação, abrigo e infraestruturas básicas, assistência jurídica e proteção internacional, entre outros.
Instituto Nacional para a Reabilitação
O Instituto Nacional para a Reabilitação tem por missão assegurar o planeamento, execução e coordenação das políticas nacionais destinadas a promover os direitos das pessoas com deficiência. É um Instituto Público que prossegue atribuições do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.












