
A Aliança PIONEER tem como objetivo moldar o futuro de cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes, proporcionando aos estudantes e aos aprendentes ao longo da vida competências especializadas num ambiente europeu.
As universidades da Aliança PIONEER formam, em conjunto, mais de 130.000 estudantes com mais de 17.500 docentes e funcionários em 33 campi, 32 cidades e 16 regiões. Todos os parceiros PIONEER estão interessados no desenvolvimento de atividades educativas e de IDI focadas nas cidades do futuro para servir questões e necessidades societais. A Aliança PIONEER orquestrará uma cocriação de aprendizagem pan-europeia que liga a Educação e a Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) num Centro de Conhecimento em constante interação com os seus Ecossistemas num Fórum, a fim de proporcionar educação de alta qualidade que responderá às necessidades do mercado de trabalho europeu e das futuras cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes.
Pioneirismo em cidades e comunidades sustentáveis
A PIONEER aproveita a Iniciativa Universidade Europeia para unir as nossas instituições numa organização federal com uma estratégia de desenvolvimento conjunta que proporciona um claro valor acrescentado às cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Apesar de ocuparem menos de 2% da superfície do planeta, as cidades albergam 56% da população mundial e geram mais de 80% do PIB global, segundo as Nações Unidas. Consomem 78% da energia mundial e 80% dos alimentos mundiais. 60% das emissões de gases com efeito de estufa provêm diretamente das cidades e, indiretamente, pelo menos outros 20% das emissões são causados pelos habitantes das cidades. É por isso que as Nações Unidas dedicaram um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 11, às cidades e comunidades sustentáveis, com o mandato explícito de tornar as cidades e os povoamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Como afirmaram as Nações Unidas: “Para que todos nós possamos sobreviver e prosperar, precisamos de um novo planeamento urbano inteligente que crie cidades seguras, acessíveis e resilientes com condições de vida verdes e culturalmente inspiradoras.”
O progresso em mais de 50% das metas dos ODS é fraco e insuficiente. Esta é uma preocupação fundamental para os nossos estudantes, funcionários e outras partes interessadas, e que nós, enquanto instituição, estamos empenhados em abordar. Como uma Iniciativa Universidade Europeia orientada para o impacto com uma clara competência em assuntos urbanos, aceitamos a nossa responsabilidade de cumprir melhor a nossa missão de educar os cidadãos do futuro e de envolver parceiros e partes interessadas para descobrir, cocriar e implementar novas soluções focadas em desafios bem definidos.
Para ter sucesso, já não podemos trabalhar sozinhos, mas devemos unir-nos ao nível europeu, juntamente com os nossos parceiros públicos e privados. Em conjunto, precisamos de repensar o papel das cidades, não apenas como motores de mudança societal, mas também como faróis de sustentabilidade.
Ajudaremos as cidades europeias a tornarem-se mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, conforme estabelecido no ODS11, a fim de realizarem o seu potencial face aos desafios cada vez mais prementes ao nível europeu e planetário.
Ler mais: Descarregar Declaração de Missão

